domingo, 27 de outubro de 2013

Cáracter Alegórico da Ilha dos Amores e Valor Simbólico dos Casamentos (Canto IX)

Cáracter Alegórico da Ilha dos Amores
No episódio da Ilha dos Amores podemos assistir à sedução entre as ninfas e os soldados portugueses. Um dos soldados envolvidos nesta sedução é Leonardo, que persegue Efire. Leonardo ao longo desta perseguição demonstra características como a perseverança e determinação (características do povo português em relação às adversidades) em alcançar Efire, que lhe resiste.
Após uma longa "caçada", (que pode ser uma alegoria à longa viagem dos portugueses até à Índia), Leonardo, à semelhança dos restantes soldados, conquista a sua ninfa.
Este episódio representa então a recompensa por tudo aquilo que os soldados portugueses passaram e sofreram para chegar à Índia.

Valor Simbólico dos Casamentos 
No canto IX, estrofes 84 e 85 podemos presenciar o casamento entre os soldados portugueses e as ninfas (“Se prometem eterna companhia, Em vida e morte, de honra e alegria.”). 
No entanto este casamento não é um casamento habitual, por se tratarem de ninfas, semi-deusas, os soldados portugueses passam a ser detentores de algo divino que os faz elevar ao patamar dos Deuses (imortalidade). Este casamento serve então de glorificação e recompensa pela viagem dos portugueses à Índia.

Sara nº 22 12ºG

Sem comentários:

Enviar um comentário